Contador de Acessos Atualizado por falha do anterior em 30/01/2013


estatisticas online

segunda-feira, 27 de maio de 2013

Professores são capacitados para identificar alunos com problemas visuais

Capacitação alcançou 146 professores. Projeto “Veja o Mundo com Bons Olhos” será desenvolvido em parceria com a secretaria de Saúde, Rotary e Lions

O Departamento de Apoio ao Educando (DEPAE) da Secretaria Municipal de Educação de Cabo Frio (SEME) capacitou 146 professores do 1º ano do Ensino Fundamental para realizarem exames de acuidade visual  nos alunos da rede municipal de ensino pelo projeto “Veja o Mundo com Bons Olhos”.

- Nesse primeiro momento vamos identificar os problemas que comprometem a aprendizagem dos alunos. Às vezes os alunos estão empacados em algum conteúdo, estão com dificuldades na sala de aula e os professores muitas vezes não percebem, não conseguem entender o porquê, e o problema é causado por deficiências visuais. Estamos trabalhando em parceria com a secretaria Municipal de Saúde, o Lions Club e o Rotary Club. Quando o aluno tiver necessidade de tratamento ou um problema mais grave vamos encaminhá-lo ao Instituto Benjamim Constant no Rio de Janeiro. Se o problema for a necessidade de uso de óculos vamos acionar o Lions e o Rotary e estas organizações irão doá-los para os estudantes. – destaca Patrícia Freitas, diretora do departamento de Apoio ao Educando (DEPAE).   

Após a realização dos exames nas escolas da rede municipal de ensino, os professores preencherão relatórios com o resultado das avaliações e encaminharão os alunos com problemas visuais aos oftalmologistas da Secretaria Municipal de Saúde.

- Esse projeto é muito importante e valioso para a saúde dos alunos de Cabo Frio. Nós vamos fazer tudo para ajudar e torná-lo um sucesso. A prevenção da cegueira é uma coisa que se faz desde o nascimento. Corrigir os problemas desde a infância ajuda a evitar cirurgias no futuro. Temos que fazer tudo que estiver ao nosso alcance para diminuir a evolução das doenças da visão. Precisamos recuperar a visão dos alunos que apresentam problemas e torná-la eficiente.     Os alunos com problemas na visão ganharão óculos. Estamos colocando toda a nossa estrutura à disposição da Secretaria de Educação de Cabo Frio. – enfatiza o secretário de Saúde de Cabo Frio Dr. Demócrito Azevedo.  

A professora Danielle Mattos, da Escola Municipal Deodoro Azevedo, localizada no bairro Guarani, aprovou a capacitação oferecida pela SEME:    

- Gostei muito desse projeto, é uma grande iniciativa da Secretaria Municipal de Educação de Cabo Frio. Agora vamos poder ajudar nossos alunos, fazendo essa triagem, e, posteriormente, encaminhando-os para os oftalmologistas da Secretaria de Saúde. É excelente quando os alunos que precisam e não possuem condições financeiras recebem os óculos gratuitamente. È muito comum encontrar alunos com problemas de visão em sala de aula. Sempre pedimos para as famílias encaminharem as crianças ao oftalmologista, mas nem todos têm condições financeiras. Por isso, é super importante que a Secretaria de Educação de Cabo Frio realize este trabalho. – ressalta a professora.

Segundo a professora Hélia Britto, responsável pelo Serviço de Saúde Escolar do DEPAE, os professores são os profissionais mais indicados para realizar os exames de acuidade visual:

- Eu acredito que realizar esses exames seja uma nobre missão do professor porque os mestres estão com os alunos diariamente durante 5 horas por dia, e esse vínculo com os alunos ajuda a perceber se a criança tem algum problema de visão, se a criança fica com o olhar de lado, se ela fica espremendo os olhos etc. A melhor pessoa para a realização do teste é a professora da turma. O teste é muito simples, basta que o professor tenha boa vontade em realizá-lo. Nós já descobrimos crianças com problemas visuais que foram encaminhados ao Instituto Benjamim Constant para tratamento. Temos uma lista com 19 alunos frequentando o Benjamim Constant durante o ano todo. Esse projeto vai continuar e será realizado sempre no início do ano letivo.         

Texto e fotos: Romulo Tardelli | Assessoria de Imprensa da Secretaria Municipal de Saúde

Nenhum comentário:

Postar um comentário