Contador de Acessos Atualizado por falha do anterior em 30/01/2013


estatisticas online

terça-feira, 14 de maio de 2013

Secretaria de Saúde contrata novos ônibus para transporte de pacientes do TFD


Programa “Tratamento fora de Domicílio” transporta cerca de 250 pessoas por semana

Os pacientes que fazem o Tratamento Fora de Domicílio – TFD, já contam com melhorias no serviço de transporte oferecido pela Prefeitura Municipal de Cabo Frio. A Secretaria de Saúde contratou uma nova empresa para fazer o transporte dos pacientes para tratamento nas cidades do Rio de Janeiro, Niterói, Paraíba do Sul e Natividade. Há cerca de um mês, as pessoas viajam em ônibus mais confortáveis, com ar condicionado e ótima estrutura.

O Tratamento fora de Domicílio - TFD, foi instituído pela portaria SAS n° 55/1999, e é responsável pelo encaminhamento de pacientes portadores de doenças não tratáveis em seu município de origem, para outras cidades que realizem o tratamento necessário. O setor faz o agendamento de consultas, exames e cirurgias em unidades de saúde conveniadas ao Governo do Estado, além de disponibilizar o transporte e, quando necessário, a hospedagem para o paciente e acompanhante.

Os pacientes chegam ao TFD encaminhados pelo médico que fez o diagnóstico inicial. A partir do momento em que é diagnosticado um tratamento que não é disponibilizado na cidade, o médico já encaminha para que seja direcionado à unidade e ao tratamento do qual ele necessita.

Entre os serviços mais procurados estão as cirurgias oftalmológicas, para pacientes com indicações de cirurgia de catarata, glaucoma e problemas de retina, que são encaminhados para Niterói. Segundo a supervisora do setor, Gracimar Pereira Lobo, cerca de 250 pessoas são levadas semanalmente ao hospital para dar andamento no tratamento ou realizar a cirurgia. 

- A nossa maior demanda é para cirurgias oftalmológicas. Todos esses pacientes são levados ao Hospital de Olhos Santa Beatriz onde fazem exames, tratamento e passam por cirurgia. Os ônibus saem diariamente: segundas, quartas e sextas são dois ônibus; nas terças e quintas é um ônibus por dia, explicou a supervisora.

Alguns pacientes também são encaminhados para Natividade, quando necessitam de prótese auditiva. O TFD faz o agendamento dessas consultas que variam entre implantação da prótese, manutenção, ou substituição da mesma. Para este serviço, a prefeitura também disponibiliza transporte para cerca de 20 pessoas todos os meses.

Para os pacientes com indicação de cirurgias ortopédicas, o principal destino é o Hospital de Traumatologia e Ortopedia Dona Lindu, localizado na cidade de Paraíba do Sul (RJ). Como a demanda para esse tipo de cirurgia é muito grande, o paciente entra numa fila de espera, e assim que chega a vez, é comunicado pelo TFD.

Nos casos em que o paciente é submetido à radioterapia, a prefeitura também custeia a hospedagem dessa pessoa e do acompanhante. O tratamento é feito de segunda à sexta-feira, no Rio de Janeiro, e por isso, o paciente fica hospedado na cidade durante todo o tempo do tratamento.

Os pacientes portadores de doenças crônicas que fazem o Tratamento fora de domicílio também têm direito ao passe especial do RioCard. As pessoas devem procurar a Fundação Leão XIII, que fica localizada à Rua Profª Ismar Gomes de Azevedo, n° 13, no Centro. Os documentos necessários são: documento oficial de identificação com foto ou certidão de nascimento; CPF; comprovante de residência ou declaração de que reside naquele endereço; e uma foto 3x4. Para menores de idade, devem ser anexadas cópias do documento de identidade e CPF do responsável.

Nenhum comentário:

Postar um comentário