Contador de Acessos Atualizado por falha do anterior em 30/01/2013


estatisticas online

terça-feira, 19 de março de 2013


Aluno da Rede Municipal é do Jardim Esperança e superou 56 mil alunos do estado

O estudante da Rede Municipal de Ensino de Cabo Frio Bruno Fonseca Rosa, de 14 anos de idade, foi um dos premiados na Olimpíada Brasileira de Física que teve 1,2 milhão de inscritos dos Ensinos Fundamental e Médio do Brasil.

Bruno ganhou medalha de ouro estadual e bronze nacional. Ele disputou com 56 mil alunos do Estado do Rio de Janeiro e obteve notas altas em uma prova objetiva e outra discursiva - além de experiências de Física.

O estudante disputou a Olimpíada Brasileira de Física no segundo semestre de 2012 - competindo pelo 9º ano do Ensino Fundamental da Escola Municipal Vereador Leaquim  Schuindt. 

O garoto, tímido e tranquilo, é morador do Jardim Esperança e recebeu treinamento da professora de Matemática Renata Domingos – dinamizadora da sala de leitura da escola. 

O Estado do Rio de Janeiro levou 20 medalhas de ouro, 20 de prata e 10 de bronze. A Secretaria Municipal de Educação de Cabo Frio também foi premiada com uma menção honrosa.

A cerimônia de premiação aconteceu na última quinta-feira (14), na Capela Ecumênica do campus Maracanã da Universidade Estadual do Rio de Janeiro (UERJ).

O aluno de Cabo Frio foi um dos poucos representantes das Redes Municipais e Estadual de Ensino do Rio de Janeiro, já que a esmagadora maioria dos premiados é do Colégio Naval de Angra dos Reis e do Colégio Militar do Rio de Janeiro; e de colégios particulares onde estudam alunos de privilegiada situação socioeconômica  - como o Sistema Elite de Ensino e o Pense.

A professora Renata Domingos - que orientou Bruno durante todas as fases da Olimpíada -, destacou a dedicação do garoto:

– Bruno é um garoto de ouro e bronze. Ele se preparou muito bem e mostrou que tem talento e inteligência de sobra – esse vai longe!

Ela também afirmou que os professores têm um papel fundamental no processo educacional - descobrindo talentos e revelando-os para o mundo:

– Depende de nós mostrar o valor das escolas públicas. Temos que arregaçar as mangas e trabalhar com afinco. É preciso fazer a luz interior desses garotos brilhar intensamente. Devemos nos esforçar ao máximo para conseguir o sucesso juntos com nossos alunos.

Dona Wilma Fonseca, mãe do menino prodígio, ficou muito orgulhosa de seu jovem gênio da Física:

– Estou super feliz e emocionada. Estou sentindo uma emoção indescritível. Meu filho é meu tesouro, meu orgulho!

A diretora da Escola Municipal Vereador Leaquim Schuindt, situada no Jardim Esperança, Cláudia Teresinha Araújo, ressaltou que as medalhas conquistadas por Bruno derrubam o mito de que as escolas públicas são fracas.

– Hoje tivemos a prova de que muitas escolas públicas se destacam e têm qualidade em seu corpo docente e de apoio. Uma boa direção faz toda a diferença, uma direção comprometida com a disciplina consegue obter grandes vitórias. O nosso objetivo é fazer com que os alunos busquem melhores caminhos para suas vidas. Estamos na escola para trabalhar e provar que a escola pública tem valor e pode ser de qualidade – basta todo mundo se empenhar e o aluno querer.

O jovem Bruno vai completar 15 anos em breve e já sonha com voos mais altos: ele quer ingressar  na Aeronáutica, e para isso, dedica-se em tempo integral aos estudos. 

Calmo e com jeitinho tímido, Bruno - que atualmente cursa o 1º ano do Ensino Médio na Escola Municipal Elza Maria Bernardo no Jardim Esperança -, diz que as provas exigiram muita preparação:

– Eu tive que treinar bastante para interpretar as questões corretamente. Usei toda a minha concentração para resolver os exercícios e cálculos. A professora me ajudou demais – finalizou o pequeno Einstein.        

Texto e fotos: Romulo Tardelli | Assessoria de Imprensa da Secretaria Municipal de Educação
-- 

Nenhum comentário:

Postar um comentário