Contador de Acessos Atualizado por falha do anterior em 30/01/2013


estatisticas online

terça-feira, 5 de março de 2013

Cabo Frio promove Fórum Municipal de Cultura 2013



Evento, que acontece nos dias 11 e 12 de março, pretende nortear e fomentar as políticas públicas de cultura

Diálogo e consolidação das práticas públicas de cultura: este é o objetivo do Fórum Municipal de Cultura 2013, que será realizado nos dias 11 e 12 de março no Teatro Municipal Inah de Azevedo Mureb, de 8h às 18h. Outras vertentes do evento são divulgar o edital de cultura e o funcionamento do mesmo; elucidar a função e forma de atuação do Conselho Municipal, entre outros.

Segundo os organizadores, o resultado prático das discussões do Fórum será a elaboração de um documento que conste as necessidades próprias dos segmentos artísticos e que irá nortear a implantação das políticas públicas de cultura na cidade.

Formado por representantes de entidades culturais públicas e artistas independentes, o Fórum abre espaço para discussão e troca de informações sobre as diversas manifestações, como dança, teatro, folclore, artesanato, movimento negro, música, literatura, artes plásticas e visuais etc.

Serão dois dias de vivências com palestras, complementação dos membros do Conselho Municipal de Cultura e mesas redondas com as câmaras setoriais. Além disso, durante o Fórum será realizado o cadastramento dos artistas de Cabo Frio. Para o secretário da pasta, José Facury, o encontro é o momento de os artistas, principalmente, manifestarem suas necessidades e anseios:

- É fundamental a participação da classe artística, é a hora de usar o direito à voz e voto que lhes competem, assim como às entidades representativas – afirmou Facury, acrescentando que o Fórum é uma ferramenta de grande importância para artistas e entidades, a fim de reforçar a representatividade da categoria.

Ainda de acordo com a organização do encontro, diversas autoridades das esferas municipal e federal, foram convidadas para o evento, como o Prefeito Alair Corrêa; o produtor cultural, José Facury, secretário da pasta em Cabo Frio; Marcelo Murta Velloso, representante regional no RJ e ES do Ministério da Cultura; Ana Vasconcelos, da Fundação Nacional de Artes (Funarte), além de representantes da Secretaria de Cultura de Cabo Frio.

PROGRAMAÇÃO
SEGUNDA-FEIRA, 11 DE MARÇO

08h: Abertura da inscrição (CADASTRAMENTO)
09h: Abertura Oficial – Mesa com autoridades
Ações Macropolíticas (Esferas Estadual e Federal)
09h30min – Estratégias da montagem do Sistema Estadua de Cultura, com Delmar Cavalcante
10h30min – Marcos Legais da Cultura, com Marcelo Velloso
11h30min – Leis de Incentivo/Editais de Fomento, com Sigridy Lima/Ana Vasconcellos – FUNARTE
12h – Encerramento do Cadastramento
Eleição da Mesa Diretora do Fórum
Formação das Câmaras Setoriais
      (Mesa diretora abre inscrições e escolha do coordenador, do relator e dos delegados)
13h – Intervalo para almoço
14h – Reunião das câmaras setoriais: escolha do coordenador, do relator  e debate dos eixos (segmentos da sociedade civil:dança, teatro, folclore, artesanato, movimento negro, escolas de samba, música, literatura, artes plásticas e visuais)
16h às 18h – Plenária da ação macro politica (discussão dos eixos)

TERÇA-FEIRA, DIA 12 DE MARÇO
09h – Abertura – Ações Micropolíticas (Esfera municipal)
Mestres Sabedores da Região, com Paulo Barreto
09h30min – Política e Projetos Institucionais de Cabo Frio, com José Facury
11h – Câmaras Setoriais (escolha dos delegados e complementação do quadro de conselheiros)
12h – Intervalo para almoço
14h – Câmaras Setoriais (discussão e proposição de ações)
16h – Plenária da Ação Micropolitica – com apresentação das propostas e complementação dos cargos dos conselheiros (votação das propostas e apresentação da lista de conselheiros)
18h – Encerramento


Texto: Nicia Carvalho | Assessoria de Imprensa da Secretaria Municipal de Cultura

Nenhum comentário:

Postar um comentário