Contador de Acessos Atualizado por falha do anterior em 30/01/2013


estatisticas online

quarta-feira, 13 de março de 2013

Melhor Idade amplia oferta de atividades aos idosos





Cadastramento já pode ser feito no Centro Especializado da Melhor Idade, em São Cristóvão

Quem mora em Cabo Frio, tem mais de 60 anos, e deseja participar de atividades físicas, culturais, sociais e terapêuticas, basta procurar a Secretaria da Melhor Idade (Semei) do município para se cadastrar. Localizada na Avenida Teixeira e Souza, nº 2228, no bairro São Cristóvão, a secretaria funciona dentro do CEMI – Centro Especializado da Melhor Idade – que oferece, atualmente, quase 30 atividades diversas como artesanato, alongamento, aferição de pressão, acupuntura, atendimento jurídico, assistência social, dança de salão, fisioterapia, RPG, exercício tibetano, hidroginástica, hidroterapia, manicure e salão de beleza, atendimento psicológico entre outros.

- Este ano conseguimos ampliar o número de atividades. Já estamos oferecendo, também, artes plásticas, design de sobrancelhas, defesa pessoal, massoterapia, nutricionista, pilates, tai-chi-chuan, coral e drenagem linfática terapêutica – anunciou a secretária Cristiane Fernandes, lembrando que entre as atividades mais procuradas estão a dança de salão, com mais de 300 idosos matriculados, e a hidroginástica, que já tem 19 turmas. “Já estamos com necessidade de abrir novas turmas” - comentou.

Ao todo a secretaria possui mais de cinco mil idosos cadastrados e aptos a frequentar todos os cursos e oficinas oferecidos, gratuitamente, durante todo o dia. No salão de beleza, por exemplo, eles desfrutam de serviços de corte e pintura de cabelo, além de manicure e design de sobrancelhas. Na oficina de artesanato eles aprendem bordado, tricô, crochê, corte e costura e outras atividades. Também possuem à disposição o atendimento jurídico e psicológico, que dá o apoio necessário em casos de denúncias de maus tratos ou outros problemas. E em breve um geriatra deve se juntar à equipe para oferecer atendimento médico.

- É importante frisar que todas essas atividades, incluindo o atendimento médico, são apenas para idosos acima de 60 anos e que estejam cadastrados na secretaria. Para isso, o idoso deve ser morador de Cabo Frio, e nos procurar munido da Xerox da identidade, Xerox do CPF, Xerox do comprovante de residência, duas fotos 3x4 e original do atestado médico liberando o idoso para as atividades físicas – explicou Cristiane Fernandes, lembrando que o objetivo da Secretaria da Melhor Idade “é desenvolver políticas públicas para pessoas idosas numa busca constante pela qualidade de vida”.

Dentro deste conceito de qualidade de vida, a secretária lembra que a Semei oferece, também, atendimento domiciliar ao idoso que esteja incapacitado de comparecer ao CEMI. “Se, por algum motivo, o idoso cadastrado não puder comparecer ao nosso centro, nós levamos até ele as fisioterapias e o atendimento de assistência social, jurídico e psicológico”.

- Importante ressaltar que o prefeito tem nos dado total apoio, mostra clara é o aumento do número de atividades em curso. A inovação dos atendimentos domiciliares e a autorização e a autorização para uma nova sede para a Secretaria da Melhor Idade também mostram a intenção, do governo, em estar sempre oferecendo o melhor aos nossos idosos – comentou Cristiane Fernandes, lembrando que no próximo dia 20 a secretaria comemora aniversário, “e desde que foi criada desenvolve uma série de políticas públicas paras as pessoas idosas, tornando-se referência estadual e nacional através da participação em Conferências que, historicamente, elevaram a nome da nossa terra amada, Cabo Frio, em defesa do envelhecimento mais saudável”.

Texto: da Redação
Fotos: Divulgação | Secretaria Municipal da Melhor Idade

Nenhum comentário:

Postar um comentário