Contador de Acessos Atualizado por falha do anterior em 30/01/2013


estatisticas online

sexta-feira, 8 de março de 2013

“Sorriso Nota 10” nas escolas de Cabo Frio


Programa de Saúde Escolar Oral começa na próxima semana

A Secretaria Municipal de Educação de Cabo Frio, por meio do Departamento de Apoio ao Educando (DEPAE), dará início a implantação do programa Sorriso Nota 10 nas unidades escolares que atendem às turmas do 1º ao 5º Ano de Escolaridade. O projeto, que começa no dia 12 de março, é realizado em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde.

Sorriso Nota 10 é um programa de Saúde Escolar Oral de abrangência nacional, que visa, através da parceria entre Educação e Saúde, utilizar métodos simples e de baixo custo para promover ações educativas e preventivas. Para isso, será feito um levantamento epidemiológico nas escolas para diagnosticar a situação da saúde bucal dos alunos e, assim, orientar o trabalho na Rede Municipal.

Dentre as diversas ações previstas no projeto estão palestras para toda a comunidade escolar, campanhas de aplicação de flúor para os alunos, campanhas educativas de qualidade nutricional da alimentação escolar e incentivo de hábitos nutricionais saudáveis. Além disso, cada aluno receberá um kit de prevenção, contendo um tubo de creme dental, uma escova de dente e ainda um rolo de fio dental. Na entrega os alunos receberão orientações de como utilizar todo o material de forma correta.

De acordo com a Diretora do DEPAE, professora Patrícia Freitas, o projeto já acontece há alguns anos nas escolas de Cabo Frio e os resultados já podem ser percebidos. Ela conta que a incidência de cáries nos alunos da Rede vem diminuindo e que os pais relatam mudanças importantes nos hábitos dos filhos. “Como essa ação ocorre logo nas séries iniciais, propicia que as crianças criem rotinas de hábitos saudáveis e mantenham essa preocupação em prevenir a saúde bucal, inclusive cobrando dos responsáveis a mesma preocupação”, explica a professora que ressalta ainda a importância da distribuição dos kits: “Muitas crianças só vão conhecer o fio dental na escola e partir daí usam diariamente. O objetivo da campanha é justamente fomentar esses hábitos para então diminuir a incidência de cáries na população infantil”, reforça.

A primeira escola a receber o projeto será a E. E. Mz. Francisca Nazareth de Souza, no bairro Campos Novos, com atividades durante todo o dia. Durante os meses de março e abril as escolas do 2° Distrito receberão a visita dos dentistas do projeto.

Vale ressaltar que o projeto Sorriso Nota 10 também está de acordo com a proposta pedagógica do atual Governo – Todos Juntos pela Escola Cidadã, Todos pela Dignidade da Educação, que visa unir forças entre todas as Secretarias em favor do Ensino. Para a Secretária de Educação, professora Elenice Martins, a Educação não pode ser vista como um desafio de uma Secretaria, mas sim como um compromisso de todos.

Seguem os dias em que cada escola receberá o projeto Sorriso Nota 10:


Agenda do Sorriso Nota 10 / MARÇO
DIAS – ESCOLAS – BAIRROS
12 – E. E. Mz. Francisca Nazareth de Souza – Campos Novos
13 – E. M. Prof.ª Alitta Maria do Valle – Gargoá
19 – E. M. Prof.ª Luceléa Rodrigues da Costa – Aquárius
20 – E. M. Prof.ª Luceléa Rodrigues da Costa – Aquárius
26 – E. M. Prof.ª Amélia Ferreira – Unamar
27 – E. M. Prof.ª Amélia Ferreira – Unamar

Agenda do Sorriso Nota 10 / ABRIL
DIAS – ESCOLAS – BAIRROS
02 – E. M. Justiniano de Souza – Maria Joaquina
03 – E. M. Justiniano de Souza – Maria Joaquina
09 – E. M. Palmira Bessa de Figueiredo – Unamar
10 – E. M. Palmira Bessa de Figueiredo – Unamar
16 – E. M. Samburá – Samburá
17 – E. E. Mz. Tosana – Fazenda da Pedra
23 – E. M. João Evangelista dos Santos – Botafogo
24 – E. M. Prof.ª Maria José Barroso – Santo Antônio
30 – E. M. Pedro Jotha – São Jacinto

Texto: Anneliese Lobo | Assessoria de Imprensa da Secretaria Municipal de Educação

Nenhum comentário:

Postar um comentário