Contador de Acessos Atualizado por falha do anterior em 30/01/2013


estatisticas online

terça-feira, 19 de março de 2013

DAPEDE oferece cursos e oficinas para portadores de deficiência

Inserção no mercado de trabalho, valorização e inclusão social são os principais objetivos do Departamento

Inclusão social e inserção no mercado de trabalho: esse é o foco dos cursos oferecidos pelo Departamento de Apoio a Pessoas com Deficiência da Secretaria Municipal de Assistência Social (DAPEDE). 

Diariamente, centenas de pessoas com diferentes tipos de deficiência participam de cursos e oficinas que são oferecidos no Centro Municipal de Profissionalização para Pessoas com Deficiência (CPED), localizado na Avenida Vítor Rocha 100, no bairro Parque Burle.

O centro oferece múltiplas oficinas de trabalhos manuais e artísticos, com destaque para as aulas de mosaico, pintura em tela, sustentabilidade, arte com material reciclável e papel machê.

O acesso ao maravilhoso mundo da internet e a todas as potencialidades do uso da computação também está à disposição com o curso de DOS-VOX – tecnologia que permite a inclusão digital dos deficientes visuais aliando o sistema braile à informática.

No CPED também é realizado o curso de Língua Brasileira de Sinais (LIBRAS). Das quatro turmas existentes duas estão concluindo e outras duas iniciando o curso, que até o ano passado era apenas uma oficina, mas a partir de 2013 passou a ser um curso completo com ementa e metodologia.

A procura tem superado as expectativas e uma nova turma terá que ser aberta aos sábados. Mais de 100 alunos estão aprendendo a se comunicar com os deficientes auditivos usando a Língua Brasileira de Sinais, e outros 60 aguardam na lista de espera por uma vaga para poder fazer o curso que já é um sucesso total.   

Além das aulas que estimulam a criatividade e desenvolvem a cognição, também são oferecidas atividades físicas de mobilidade. As aulas são ministradas por um professor de Educação Física. Entre os participantes existem muitos que são atletas e treinam para a Olimpíada dos Deficientes (OLIMPEDE).

Em meio à nova gama de projetos, destaca-se a parceria que o departamento está firmando com o PRONATEC para oferecer cursos profissionalizantes em cooperação com o SENAI e a FIRJAN.

Um curso de reciclagem de alimentos também será oferecido em breve para que a comunidade aprenda a elaborar receitas especiais utilizando cascas, sementes e sobras que podem se transformar em pratos deliciosos.  

Em abril também devem começar as inscrições para cursos de capacitação para formação de recepcionistas, telefonistas e excelência no atendimento ao cliente.

A Secretaria Municipal de Assistência Social de Cabo Frio (SEMAS) também visa garantir o acesso e permanência dos deficientes no mercado de trabalho.
O Departamento de Apoio às Pessoas com Deficiência (DAPEDE) firmou parceria com uma consultoria empresarial com o intuito de ofertar cursos de capacitação para os deficientes e intermediar a contratação de mão de obra.

De acordo com a diretora do departamento, Analu Pinheiro, o objetivo é investir na qualificação dos deficientes e garantir-lhes boas e adequadas oportunidades de trabalho nas empresas da região:

- Nós entrevistamos e cadastramos os empregadores que querem dar oportunidade de trabalho aos deficientes. Em seguida fazemos o casamento entre a vaga oferecida e o perfil dos candidatos em nosso banco de currículos de acordo com o tipo da deficiência e da oportunidade oferecida. Fazemos a ponte entre o empregador e os deficientes dando orientações, capacitação e qualificação. Vamos dar suporte de até seis meses às empresas para auxiliar na adaptação e no treinamento dos deficientes empregados.

O departamento trabalha com uma equipe multidisciplinar que além dos cursos e oficinas também fornece valiosas informações sobre benefícios e realiza atendimento sócio assistencial. A Secretaria de Assistência Social possui parceria com a Associação Fluminense de Reabilitação e a Fundação Pestalozzi para doação de próteses, órteses, muletas, andadores e cadeiras de roda aos deficientes.

Outra parceria, com a Secretaria Municipal de Saúde de Cabo Frio, garante a concessão de aparelhos auditivos para os deficientes. Os deficientes também têm direito ao cartão especial de estacionamento e ao vale social – cartão de gratuidade para viagens nos ônibus intermunicipais e interestaduais.

O departamento está recebendo currículos de deficientes que queiram fazer parte do banco de dados para futuras oportunidades profissionais. Os empresários e comerciantes que quiserem oferecer vagas de trabalho para os deficientes também podem procurar o Departamento de Apoio às Pessoas com Deficiência.

Nenhum comentário:

Postar um comentário