Contador de Acessos Atualizado por falha do anterior em 30/01/2013


estatisticas online

segunda-feira, 11 de março de 2013

Preservação ambiental em destaque em Cabo Frio



Audiência Pública sobre o Parque Municipal do Mico Leão Dourado abre discussão sobre importância da área de conservação

Aconteceu na manhã de sábado (9/3) a audiência pública promovida pela Secretaria de Meio Ambiente de Cabo Frio, em parceria com a Companhia de Desenvolvimento de Tamoios (CODESTAM), para discutir a preservação do Parque Municipal do Mico Leão Dourado, reserva ambiental cuja administração fica a cargo da Prefeitura.

Participaram do evento os gestores da CODESTAM, várias autoridades e associações do Distrito, ressaltando a presença da Associação de Moradores do Centro Hípico (AMOCH), bairro onde fica localizado o parque; e do analista ambiental Rogério Souza, que esteve representando o Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBIO).

A apresentação de uma descrição do parque e da atual situação em que se encontra foi feita através de slides por Bruno Marques, superintendente do Meio Ambiente da CODESTAM, que falou sobre ações emergenciais que já começaram a ser tomadas, como a retirada de cercas de áreas de preservação, além dos principais objetivos a serem alcançados, como proteger remanescentes florestais; desenvolvimento de pesquisas cientificas e desenvolvimento da educação ambiental e do ecoturismo - metas que fazem parte do estatuto do parque. 

Durante a audiência a população fez perguntas diretamente aos novos gestores e obteve novas informações, como a exclusão da Gleba 1 da área de preservação do parque, devido a ocupação desordenada ocorrida no local durantes os últimos anos e que provocou a degradação daquela localidade, sendo solicitado também por moradores a implantação de um pólo de fiscalização.

Segundo a secretária de Meio Ambiente, Vanessa Lima, será ainda analisada a questão dos moradores da Gleba 2, que encontra-se dentro da área de preservação.

– O nosso objetivo é remover o  menor numero possível de famílias – afirmou a secretária.

Para Dirlei Pereira, é imprescindível o diálogo com os moradores do local:

 Buscar o diálogo, o entendimento e a negociação com essas famílias é de suma importância para que todos saiam ganhando, inclusive o meio ambiente, finalizou o chefe de gabinete.

A audiência possuiu como foco a disseminação da informação sobre a área de preservação junto a população local, além da discussão e troca de informações sobre o parque, que se tornou um patrimônio nacional.

Texto: Katyuscia Chaparral | Assessoria de Imprensa da CODESTAM
Fotos: Fabio Pereira

-- 
Secretaria Municipal de Comunicação Social de Cabo Frio
(22) 2646.4889

Nenhum comentário:

Postar um comentário